Simplesmente Ana é da autora brasileira Marina Carvalho, foi publicado pela editora Novas Páginas no ano de 2013 e contém 301 páginas.
Ana é uma garota mineira que leva uma vida normal acreditando que seu pai abandonou sua mãe assim que descobriu a gravidez, um dia recebe uma mensagem no Facebook: "Desculpe, mas acho que sou pai". Curiosa, ela resolve responder e então descobre que seu pai é o rei da Krósvia e quer que ela conheça o país e seja apresentada como princesa.
![]() |
Fonte: arquivo pessoal |
Você leitor deve ter pensado "mas isso é me lembra o Diário da Princesa da Meg Cabot", então Simplesmente Ana é inspirado na obra da Meg, contém inúmeras referencias:
Fiquei me lembrando de um livro que li sobre uma princesa americana recém-descoberta. Eu estava algo bem parecido, com exceção dos cabelos indomáveis. Isso eu não tenho, graças a Deus.
Apesar de ser inspirado no Diário da Princesa, o livro toma rumos diferentes, Ana resolve ir para a Krósvia, apesar de não falar o idioma nativo, consegue se comunicar por falar fluentemente inglês. Ana deixa no Brasil Artur, o rapaz com quem ela estava iniciando um romance, todavia, é na Krósvia que conhece Alex, o enteado do rei, a qual começa a incomoda-la pois acredita que ela apareceu apenas para ficar com a herança do rei. Além do mais, Alex se oferece para mostrar o país para ela, em alguns momentos ele se mostra amigável em outros muito rude, vale ressaltar que ele tem uma namorada.
Ana descreve Alex como "gostosão", descrição a qual acho muito vaga, pois na minha opinião isso é muito relativo, o que pode ser gostoso para ela, pode ser feio para outra pessoa, a beleza é relativa.
Outra coisa que me incomodou foi a troca de mensagens escrita no "internetês", apesar de entender que é para transmitir a ideia de que estava realmente na internet, um "naum" me incomoda, acho que a ideia poderia ser passada com o português correto. Entretanto, a troca de e-mails é feita com a grafia correta.
É uma obra genuinamente brasileira, repleta de referencias ao nosso país, em um determinado momento da história, Ana escuta só hoje do Jota Quest.
Os capítulos são nomeados e narrados em primeira pessoa pela protagonista e a letra é de um tamanho razoável.
Os capítulos são nomeados e narrados em primeira pessoa pela protagonista e a letra é de um tamanho razoável.
![]() |
Fonte: arquivo pessoal |
As personalidades dos personagens são bem trabalhadas no campo psicológico, cada um tem sua personalidade própria, me identifiquei muito com a protagonista, a Ana, a qual gosta muito de livros e é madura.
Apesar das ressalvas, recomendo o livro pois possui um enredo envolvente e leve, isto é, daqueles que você fica lendo até de madrugada para saber o final.
Apesar das ressalvas, recomendo o livro pois possui um enredo envolvente e leve, isto é, daqueles que você fica lendo até de madrugada para saber o final.
Tenho muita curiosidade de conhecer alguma obra da autora, principalmente esse livro. Achei bem legal a premissa e saber que é um livro leve já me agradou bastante, não vejo a hora de poder lê-lo.
ResponderExcluirBeijos!
livrosdawis.blogspot.com.br
Os dois da série da Ana eu gostei bastante, a linguagem é bem leve (que você gosta) e flui bem.
ExcluirEsse livro deve ser muito interessante, pela resenha fiquei curiosa em ler.
ResponderExcluirVou anotar aqui.
Beijocas,
www.nossoglamour.blogspot.com.br
Anota sim Daiana, é muito bom, vale a pena :D
ExcluirTainan não sei se vc viu mas em janeiro li Simplesmnete Ana e De Repente, Ana. Gostei de ambos!!! E fico feliz que vc tenha lido e gostado!!!
ResponderExcluirA Marina Carvalho é uma querida, sempre simpática e atenciosa com os fãs. Ela é fã do jota quest!!!
Beijos
Leituras, vida e paixões!!!
Imaginei que fosse, acho que gosta de Kid Abelha também, um dos capítulos tem é uma citação de uma música. Vi sim.
ExcluirNunca falei com ela, mas imagino que seja.
Não conheço o livro mas parece ser interessante. Estive a dar umas olhadela ao teu blog e gostei muito, também sou apaixonada por livros e no meu blog faço review deles, se quiseres passa por lá.
ResponderExcluirUm beijo linda
http://futilaoutil.worpress.com/ Novidades no blog! :)
Que bom que gostou, da resenha e do blog, seja sempre bem vinda aqui :D
ExcluirParece bem interessante, e o Diário da Princesa foi um marco na minha adolescência, acredito que esse será também.
ResponderExcluirSexo, Fraldas e Rock'n Roll
Li alguns livros do diário da princesa e enjoei :(
ExcluirEu vi a alguns dias na sua sidebar que você estava lendo este livro (sempre olho o que você está lendo, hehehe) e fiquei esperando pela resenha. Mas com a correria do dia-a-dia acabei não vendo que você postou.
ResponderExcluirGostei muito da resenha e fiquei super curiosa para ler. Eu amo O Diário da Princesa! *-*
Beijinhos
Você não é a unica, um monte de gente olha :D É muito bom Mariana, quando puder leia.
Excluirgostei muito
ResponderExcluircomplicado ler blogs literários pq endoido por todos os livros psokspoksops
Também acho, vejo outros e quero comprar tudo kkkk
ExcluirCaramba!!! Você escreve super bem, parabéns.
ResponderExcluirAdorei o blog, vou acompanhar sempre
beijoos :*
Muito obrigada, seja bem vinda :D
Excluir