Nesse semestre do meu curso de letras faço a disciplina de literatura infantil e juvenil. Logo, a professora pediu para lermos essa obra, a qual eu não havia lido. Dá para acreditar? Já adianto que trarei mais resenhas de livros solicitadas pela disciplina.
O livro foi escrito pelo Antoine de Saint-Exupéry, publicado pela editora Agir no ano de 2009, já com a nova ortografia, e contém 91 páginas. A edição que eu tenho é ilustrada com as aquarelas do autor, entretanto, a editora colocou uma observação que diz que, devido as aquarelas serem antigas, foi necessário realçar as cores.
![]() |
Fonte: arquivo pessoal |
Ao contrário do que eu imaginava, o livro não é narrado em 1ª pessoa pelo pequeno príncipe e sim, em 3ª pessoa por um narrador-personagem, isto é, o aviador. A história começa quando o avião dele cai na África. Enquanto ele tenta consertar o seu meio de transporte, aparece o pequeno príncipe, o qual inicialmente é tímido. Depois eles começam uma amizade e o menino começa a contar a sua história para o aviador.
![]() |
Fonte: arquivo pessoal |
O pequeno príncipe mora em um asteroide com três vulcões e uma rosa, a qual ele cuida. No entanto, ele parte com a finalidade de viver uma grande aventura. Nessa viagem, ele passa por vários planetas até parar na terra e conhecer o aviador.
Em cada planeta, o autor proporciona ao leitor a reflexão sobre sua vida, pois ele conversa com os habitantes. Por exemplo, existe um planeta no qual vive um empresário que, por estar tão ocupado, nem olha o pequeno príncipe. Será que não vivemos assim?
A obra possui uma linguagem formal, porém, não é difícil de entender.
Livro de criança? Com certeza. Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi.
É uma obra para todas as idades, mas quando somos adultos podemos entender toda a reflexão em torno dessa leitura, mas nada impede que a criança use a imaginação para viajar junto com o pequeno príncipe ou que o adulto leia a obra para a criança, fazendo-a refletir.
É uma história simples e infantil, pois o pequeno príncipe é como uma criança que se questiona o motivo das coisas serem desse jeito e reclama que as "pessoas grandes" são difíceis de entender. Os adultos nem sempre ouvem e dão atenção aos questionamentos infantis, portanto, é uma obra para todas as idades, repleta de questionamentos, de reflexões e citações maravilhosas.
A obra nos proporciona muitas reflexões, tanto de como estamos vivendo, como a nossa relação com as crianças e também, a respeito da nossa criança interior. Acredito que cada leitor reflita de uma forma única essa leitura.
O livro é repleto de citações apaixonantes, as quais farei um post exclusivo para elas.
Vocês já leram? Gostaram? Pretendem ler?
Oi Tainan!
ResponderExcluirTambém li pela primeira vez já na vida adulta, e fiquei encantada com os ensinamentos singelos do livro. Acho que todos deveriam ler!
Beijos,
Priscilla
http://infinitasvidas.wordpress.com
Eu também acho Priih, de todas as idades, é muito bom para refletir.
ExcluirOlá! Acredita que eu ainda não li esse livro? Tenho ele aqui em casa,mas ainda não parei para lê-lo. Sinto até vergonha de dizer isso rs Vou separar um tempinho para ele, creio que um dia apenas é o necessário!
ResponderExcluirBeijinhos,
Bia - Blog Escrevendo Mundos
Eu fui ler agora também, eu li em 2 dias Beatriz, mas porque eu estou sem tempo, mas acredito que dê para ler em um sim, porque tem bastante ilustrações no livro e é fininho.
ExcluirA obra mais doce de toda a minha prateleira, simbolo da minha família, amor amor amor.
ResponderExcluirSexo, Fraldas e Rock'n Roll
É muito doce e bonita, transmite bons ensinamentos *o*
ExcluirO Pequeno Príncipe é, na verdade, uma autobiografia do próprio autor. Tudo mudou quando eu descobri isso. Ele descreve sua própria vida, desde a infância até o crescimento, seu casamento, sua separação e tudo o mais. É um livro duplo - uma história simples pra crianças e uma outra história extremamente profunda pra adultos.
ResponderExcluirÉ um dos meus livros favoritos. Tenho uma edição suuuuuuper antiga, com capinha até rasgadinha já, vou ver se tiro fotos pra te mostrar. ^_^ É meu xodó por causa disso.
http://thisiskeyko.com
Não sabia dessa história de autobiografia Keyko, só sabia que autor, assim como o narrador da história era aviador. Mas faz sentido.
ExcluirTira sim, adoraria ver.
Eu li esse livro a alguns anos atras , e me apaixonei tanto pela estética do livro quanto pela historia ele é perfeito !
ResponderExcluirAmei teu blog ♥ ganhou uma nova seguidora :3
Histórias e outras Drogas
Oba, muito obrigada Pathy, seja sempre bem vinda.
ExcluirEle é maravilhoso *o*
ai que dizer desse livro uma palavra perfeito! E gatinha parabéns pelo seu cantinho é lindo! Bjkas http://garotafucada.blogspot.com.br/ https://instagram.com/begoncalves_89/
ResponderExcluirÉ muito bom: história linda com uma lição maravilhosa.
ExcluirObrigada :D
Oi :)
ResponderExcluirNem acredito que eu ainda não li esse livro...
Ele parece ser ótimo.
Na verdade estou surpresa não imaginava que ele era assim.
Com certeza vou ler!
Adorei a sua resenha.
Beijos!
http://umacertajovem.com/
Também ainda não acredito que demorei tanto para ler, é maravilhoso. Fico feliz que tenha gostado.
ExcluirOi!
ResponderExcluirAcho esse livro tão lindo. Se todos pensassem como o Pequeno Príncipe, viveríamos em um mundo perfeito.
http://livrosperfeitosmsoffiati.blogspot.com.br/
Concordo Maria Eduarda, ele é tão puro.
Excluirqual era o meio de transporte do príncipe?
ResponderExcluirAs bexigas voadoras
Excluir