Sei que muitos vão discordar do meu hábito de abandonar a leitura, porém, eu tenho a filosofia de que se eu não estou gostando da leitura, tenho mais livros na estante para ler e que eu possa apreciar. Eu sempre leio pelo menos umas 100 páginas, se não me agradar troco de obra.
Resolvi listar aqui uns livros que abandonei a leitura e os motivos:
1984
Muita gente ama esse livro, porém, achei muito parado, li mais de 100 páginas e a história simplesmente não andava, era descritivo demais. Desisti da leitura quando o protagonista andava na rua e reclamava que ninguém reparava nele, pendura uma melancia na cabeça e pronto! Era drama demais, em minha opinião.
1984 é uma das mais clássicas distopias, em que o mundo é controlado pelo Big Brother. Sim, a obra deu origem ao reality show.
![]() |
Créditos: Companhia das Letras |
O Segredo do Meu Marido
Recentemente iniciei a minha leitura, o meu problema não foi o enredo e sim a letra minúscula da edição. Tenho miopia e costumo ler antes de dormir então me complicou muito. Cheguei a comparar a letra dessa obra com outros livros da Intrínseca e os demais têm letras bem maiores, portanto, não sei o que houve.
O enredo é muito interessante. É sobre uma mulher que encontra uma carta do marido endereçada a ela, dizendo para abrir após a morte dele. Curiosa, ela abre com ele ainda vivo e descobre um segredo que pode afetar a vida de muitas pessoas. No entanto, a letra era tão pequena, nem a vontade de saber qual era o segredo venceu, mas pretendo retomar a leitura.
![]() |
Créditos: Intrínseca |
Dom Casmurro
Não me xinguem! Faço Letras e entendo toda a importância do Machado de Assis para a literatura brasileira, também não quero desrespeitar os clássicos, muito pelo contrário, gosto muito de José de Alencar.
Eu já tentei ler esse livros umas três ou quatro vezes, simplesmente não me agrada. Machado é descritivo demais, fala duas páginas descrevendo a paisagem, é o estilo do autor, eu sei. Mas eu prefiro livro em que o enredo "anda", isto é, que acontece algo na história.
Sim, gosto da premissa do livro: afinal, Capitu traiu ou não Bentinho? Machado foi um gênio inovando nisso.
Talvez eu vá tentar outros livros do autor mais para frente, tal como Memórias Póstumas de Brás Cubas para ver se é a obra que não me agradou ou o estilo de escrita dele.
![]() |
Créditos: Martin Claret |
Não é porque eu não gostei da obra que ela não é boa, cada um tem seu gosto, às vezes algo que eu não gostei pode agradar vocês e vice-versa.
Vocês já leram alguns desses livros? Quais? Gostaram? Costumam abandonar a leitura? Comentem.
Dom Casmurro é amor rsrsrsrs, eu já amo livros bem descritivos, acho que esse foi um dos únicos motivos de eu ter lido a saga crepúsculo. Amo páginas e mais páginas de um único sentimento rsrsrsrsrs.
ResponderExcluirSexo, Fraldas e Rock'n Roll
Eu já não gosto, tenho a sensação de que a história não anda :o
ExcluirDom Casmurro é um dos meus livros preferidos. Mas ok, não vou te xingar, rsrsrs. 1984 ta na minha meta de leitura, mas já vi outras pessoas criticarem também.
ResponderExcluirBeijooos
http://aquelaepifania.blogspot.com.br/
Tem gente que ama e tem gente que não gosta mesmo, espero que você goste.
ExcluirSou louca pra ler 1984 e A revolução dos bichos, mas ainda não tenho os exemplares. Eu sempre os vejo na sessão de 'mais vendidos' e fico pensando se sou má por ter certeza de que a maioria das pessoas que os compram ou não leram ou não entenderam o que tem por trás deles. hahaha
ResponderExcluirEu tbm deteeeeesto livros descritivos. Gosto muito das histórias do Érico Veríssimo, por exemplo, mas preciso pular a página quando ele começa a contar a intensidade que as folhas caem no chão. ¬¬
A revolução dos bichos eu gostei, eu também, até a JK me irritava um pouco com as 2 páginas da mesa do Dumbledore :o
ExcluirNão li nenhum deles hsaus mas eu cheguei a ler mais da metade de "Colecionador de lágrimas" do Augusto Cury e me cansei por ele descrever muito cada ação de Hitler!!!
ResponderExcluirhttp://tententender-me.blogspot.com.br/
Esses também não li, acho que vou passar longe rsrs
ExcluirO segredo do meu marido me chamou muito a atenção mais letra pequena pra mim também não dá eu sou como você eu gosto de ler quando vou deitar até porque no outro dia eu fico com aquilo na cabeça o dia inteiro e acabo me apaixonando pela historia mais nesse caso não vou tentar.
ResponderExcluirBjos minha linda <3
www.backstagedamoda.com.br
Eu quero retornar a leitura, mas teria que ler de dia, o que me complicaria um pouco :(
ExcluirMuito interessante seu post. Desses livros listados li e gostei de Dom Casmurro e 1984, ambos são mesmo muito descritivos e até parado; mas no meu caso quando os li eu desejava muito então persisti mesmo nos momentos vagarosos.
ResponderExcluirBeijos e mais sucesso nas próximas leituras!
Leituras, vida e paixões!!!!
Tambem odeio livros descritivos. Nao me interesso pelo acucar derretido dentro da xicara de cha.
ResponderExcluirrecomendo kurt vonnegut. Matadouro 5 é um classico americano
Aceito sugestoes tambem!