Olá leitores,
MasterChef é um reality show de culinária presente em vários países, inclusive possui versão com crianças.
Aqui, farei um comparativo entre a 4ª temporada do MasterChef US e a 1ª do MasterChef Brasil, pois são as sessões que acompanhei. Logo, pode haver algumas diferenças entre as demais temporadas.
![]() |
Fonte: Famosos na web |
Início do programa:
A edição estadunidense já começa com os participantes cozinhando na frente dos chefs para tentar conquistar um avental e entrar no programa. Enquanto que a brasileira começa com 300 pessoas cozinhando para consultores culinários que avaliam os pratos, e os chefs só provam os pratos melhores avaliados. Obs: a segunda edição brasileira já se assemelha a do US.
A presença de uma apresentadora:
No reality show da Band temos a apresentação da Ana Paula Padrão, a qual é totalmente desnecessária, prova disso é que no US não tem. O programa é apresentado pelos próprios jurados. Além disso, a Ana Paula não apresenta bem, é caricata e por diversas vezes parece mais uma jurada, visto que gosta de opinar a respeito dos pratos.
![]() |
MasterChef Brasil. Fonte:Veja |
Jurados:
Ambos possuem três, no US são homens, já no brasileiro temos uma mulher, além de jurados estrangeiros sendo apresentados como mestres da culinária brasileira. Acho os jurados do US mais grosseiros, diversas vezes vi jogar pratos na lata de lixo por estarem ruins.
Tempo de programa:
US: Em média 40 minutos por episódio;
Brasil: 1 hora e 20 minutos.
Provas:
Em termos de provas, é bem semelhante. Temos a prova por equipes, a caixa surpresa e a de eliminação. Inclusive vi provas exatamente iguais, tal como: as equipes terem que cozinhar em um casamento.
Na caixa surpresa, ou seja, os participantes tem que cozinhar com ingredientes selecionados pelos jurados e conhecem os ingredientes na hora, vi muito mais exigência por partes dos norte-americanos, pois colocavam ingredientes que nada combinavam entre si, inclusive em uma ocasião os filhos dos jurados (crianças) selecionaram. Já os brasileiros selecionam os ingredientes já pensando no que os participantes irão cozinhar.
Cada país os pratos são mais voltados para a sua culinária, o que é interessante de assistir.
Em geral, o US possibilita mais a competição entre os participantes, pois dá vantagem de um competidor facilitar para um participante e dificultar para outro, o que gera rivalidade entre eles.
Ambos são programas bem semelhantes e bons. Já assistiu essas versões? Qual prefere? Por quê? Gosta de programas culinários?
Ambos são programas bem semelhantes e bons. Já assistiu essas versões? Qual prefere? Por quê? Gosta de programas culinários?
Heey!
ResponderExcluirEu adoro Masterchef, mas nunca assisti o estadunidense rsrs, somente o brasileiro, o espanhol e o australiano ^^
Abraços!
http://desbravando-o-infinito.blogspot.com.br/
Dizem que o australiano é muito bom, tem masterchef por tudo, quero ver todos. É muito legal ver outras culturas, outras comidas.
ExcluirTaiiii nunca vi o americano, mas achei legal saber das comparações, fiquei com vontade de ver hahaha
ResponderExcluirBeijos ❤
www.belezamista.com
É tão bom quanto Mari *o*
ExcluirEu vi o americano uma vez ou duas e acho que, fora o que você falou, o tempo de prova pros americanos é um pouco maior (pelo que eu pude ver).
ResponderExcluirMas gosto de masterchef independente do país, acho um programa muito bacana, principalmente o kids *-*
Beijos
silenciosa-metamorfose.blogspot.com
Não reparei na questão do tempo de prova, mas acho que você tem razão. Quero muito ver o kids, deve ser uma graçinha *o*
ExcluirOie Tainan!!
ResponderExcluirComecei a ver MasterChef Us semana passada, e nossa é 1000 vezes melhor que o BR. Fora que eles conseguem deixar um episódio ótimo só em 40min!! E não tem a Ana Paula ZzzzZz
Adorei!
Beijos
www.notavelleitura.blogspot.com
Não parece que o programa só tem 40 minutos de tão bom. Também não gosto da apresentação da Ana Paula.
ExcluirNão tem comparação. Acho que o do Brasil está a anos luz do USA! Quem sabe um dia chega lá.
ResponderExcluirbejos de luz
Mas acho que está no caminho certo, estou gostando bastante do brasileiro.
Excluir