"Enigma: mundo interdito" foi escrito pela brasileira Rita Pinheiro, publicado pela editora Baraúna no ano de 2014 e contém 297 páginas.
A história é protagonizada por Johnny, um jovem de 18 anos, morador em Franca - São Paulo, que leva uma vida sem se preocupar com futuro, realiza muitas festas e vive rodeado de mulheres. Quando um conhecido seu ganha uma viagem para a Flórida e não pode ir porque seus pais não autorizaram, Johnny compra a passagem dele e vai em seu lugar, se passando por ele. A história começa a ficar interessante quando o avião passa pelo triângulo das bermudas e cai em uma ilha, isto é, em Enigma. O que a princípio me lembrou de Lost, mas Enigma é muito diferente.
O problema não é o mundo, e sim o comportamento das pessoas que vivem nele.
Considero Enigma como o mundo ideal: os habitantes são unidos, se respeitam, preservam a natureza, não são preocupados com bens materiais e são evoluídos. Também é mágico: nos deparamos com sereias, bruxas e outros seres fantásticos ao longo da história. É interessante observar a visão que esses seres mitológicos tem do nosso mundo real. Com a queda, Johnny perde a memória e é auxiliado por Hera, mas, ele sabe que não pertence a aquele lugar e faz de tudo para retornar ao Brasil.
Enquanto caminhavam, passavam por vários animais. Alguns, Johnny reconhecia do dia em que Hera lhe contara sobre a extinção. Os animais menores e peçonhentos se desviavam deles. Hera explicou a ele que os animais não atacam as pessoas, apenas se defendem, e eles sentem quando são respeitados. Johnny estava começando a gostar de aprender, porque Hera ensinava de maneira simples e clara, sem fazer com que ele se sentisse diminuído.
![]() |
Foto: arquivo pessoal |
A narrativa é feita em 3ª pessoa, é feita de forma linear, com linguagem simples de forma a fluir a leitura, e mostra a visão de outros personagens além do Johnny,. Os locais presentes na trama são descritos de forma que o leitor consiga se sentir lá, mas não deixam a leitura cansativa.
No mundo exterior existem muitas coisas que desviam a atenção das pessoas: os lindos carros, os arranha-céus, as luzes artificiais, a moda e muitos outros atrativos. É por isso que não se dá atenção para o universo.
Além de um livro que nos faz refletir, também há na obra aventura, fantasia, romance e ação. Vale ressaltar que ao longo da trama, o protagonista vai evoluindo como pessoa e aprendendo, com o lugar, a valorizar as pequenas coisas. É essa a mensagem que aprendi com a obra, aliás, recomendo a todos que leiam e aprendam com Enigma.
Já conheciam o livro? Pretendem ler? Gostaram da resenha? Comentem.
Já conheciam o livro? Pretendem ler? Gostaram da resenha? Comentem.
Adorei a resenha , pelo o que voce citou ele parece trazer uma mensagem para nós refletirmos mesmo , adoro livros desse estilo...
ResponderExcluirum beijo tay , ótima resenha <3
www.tempolivreblog.com
É sim, me fez refletir muito. Muito obrigada, beijos.
ExcluirPrimeiro quero te parabenizar pelas fotos, gostei muito, cada ta melhorando mais.
ResponderExcluirSobre o livro, já tinha visto a foto dele pelo face, mas não me interessei por ler, mas agora sabendo a história fiquei bem interessada pela leitura, é o tipo de livro que gosto de ler. Gostei de resenha.
Beijos:*
Escritas na Chuva
Que bom que gostou das fotos, estou me esforçando para melhorar. Muito obrigada, o livro é ótimo.
ExcluirOi Tainan
ResponderExcluirAmei a resenha e adorei a premissa do livro! Ainda mais apaixonada por ser um nacional!
Ele me parece ser um livro bem profundo, de onde podemos tirar muitas lições!
Beijos
www.blogleituravirtual.com
É exatamente isso, nos faz refletir sobre a vida.
ExcluirBela história amei a resenha...
ResponderExcluirhttp://blogdajenny2014.blogspot.com.br/
Que bom que amou, Jenny.
Excluir