"Escola de vilões" foi escrito pela Jen Calonita, traduzido por Alice Klesck, publicado pela editora Única em 2015 e contém 190 páginas. O motivo que me fez solicitar o livro para a resenha, por meio da parceria com editora foi a frase na capa que diz: "você mandaria um vilão fazer o trabalho de um herói?" Confesso que ao ler a obra, não compreendi que relação tem com o livro, pelo menos no primeiro volume da série. De fato, há heróis e vilões na trama, mas não trabalhos para eles executarem. Bom, é uma frase chamativa.
![]() |
Foto: arquivo pessoal |
A obra é narrada em primeira pessoa por Gilly, que não se considera uma garota má ou muito menos uma vilã, porém, após as princesas passarem a fazer sapatinhos de cristal, seu pai, o sapateiro, não tem mais tantas encomendas e a família começa a passar necessidades. Gilly, para tentar ajudar, começa a roubar coisas para revender. Ao cometer um delito, ela é pega, e como é menor de idade é mandada para o Reformatório de Contos de Fadas (RCF), que foi criado pela Rainha Má depois de se arrepender dos seus crimes, com o objetivo de fazer os jovens seguirem o caminho do bem. A princípio, Gilly se desespera, mas ao chegar lá ela vê que o local não é tão ruim assim, as aulas são ministradas por (ex) vilões conhecidos dos contos de fadas, um deles é o lobo mau.
A escola da associação era composta mais por humanos e, ocasionalmente, algum duende. Aqui vejo ogros, gnomos, sereias, fadas, criaturas mágicas sobre as quais só li em livros de histórias.
Um diferencial da narrativa do livro são os "Pergaminhos de felizes para sempre", que nada mais são que um jornal com notícias, entrevistas e até fofocas. O que ajuda o leitor a conhecer os personagens apresentados e ter outra visão dos acontecimentos narrados por Gilly. Isso é tão bem feito pela autora, que não fica cansativo.
Basicamente, este primeiro volume da série (o segundo ainda não foi lançado no Brasil) mostra a rotina de Gilly no reformatório e as confusões que acontecem lá (que não entrarei em detalhes para não dar spoilers), esperava que a história fosse melhor desenvolvida, fato que pode vir a ocorrer no segundo volume. É uma linguagem leve, fácil e fluida, por isso recomendo para aqueles que ainda não possuem o hábito da leitura e querem começar, principalmente para crianças, por ser um livro infanto-juvenil.
Já conheciam a livro? Pretendem ler? O que acharam da resenha? Comentem.
Não conhecia o livro ainda. Estou em falta com a leitura, e isso me mata. Uma das minhas metas pra esse ano de 2017 é voltar a ler com a frequência que eu lia há 2 anos atrás. Adorei a resenha, bem detalhada! :))
ResponderExcluirBjos
Blog Renata Bastos
Volta a ler sim, obrigada :D
ExcluirNão conhecia o livro mas parece ser interessante.
ResponderExcluirAdorei o seu blog, sou louca por literatura!!
muitos beijinhos,
Red Lips
Muito obrigada pelo carinho
ExcluirBom, eu acho que essa frase "você mandaria um vilão fazer um trabalho de um herói" tenha a ver com esse reformatório, já que são os ex vilões que dão as aulas pros jovens com o intuito de seguirem bons caminhos (trabalho que é feito geralmente por heróis), pelo menos eu entendi assim rs. Gostei da resenha, parece ser um livro legal.
ResponderExcluirbeijos,
deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br
Bom ponto de vista, não tinha pensado por este lado, mas faz sentido.
ExcluirOlá 👋🏻
ResponderExcluirTudo bem?
Simplesmente amei seu blog 😍 Sou super apaixonada por leitura. Gostei de mais da resenha.
A historia me lembrou um pouco a série Once Upon a Time. Você já assistiu? É muito boa, também se passa em um mundo com os personagens dos clássicos. Gostei do livro, apesar de ser infanto-juvenil vou ler 😊 Leituras mais leves e divertidas também fazem bem. Parabéns pelo blog. Já estou seguindo.
Beijoooos.
Muito obrigada, já assisti a série sim, vi umas 4 temporadas daí enjoei (sou assim kkkk)
ExcluirNão conhecia este livro, mas pelo que li ele deve ser muito bom. Amei tua resenha Tainan, fiquei curiosa para ler este livro! Eu amor ler e acho que este livro é ótimo, ele deve ser o tipo de livro que você começa a ler e não consegue mais parar. Amei seu Blog, te desejo muito sucesso. Beijos!
ResponderExcluirwww.abitoffashioneb.blogspot.com
É bem este tipo de livro mesmo. Obrigada.
ExcluirEu gosto das adaptações do conto de fadas. Fala sério, colocar uma frase chamativa mas que não tem muito a ver com o livro dá até um desgosto, né? E a sua resenha está perfeita, eu amei! Me prendeu a ler tudo <3
ResponderExcluirMuito obrigada :D
ExcluirEu amo ler e sempre procuro variar nos gêneros, essa parece ser um história bem atraente e até um tanto diferente por transformar os clichês da literatura infantil. Fiquei curiosa, o título já está aqui anotado! ;)
ResponderExcluirhttp://www.adoravelcloset.com/
Espero que leia e goste.
ExcluirNossa, não conhecia o livro não, mas confesso que a frase "você mandaria um vilão fazer o trabalho de um herói?" me fez ter um interesse pelo livro. Adorei a forma com que explicou sobre o livro, adorei a forma que escreve e amei o seu blog. Ta de parabéns.
ResponderExcluirwww.amorouvicio.com
Muito obrigada pelo carinho,
ExcluirQuando li o titulo lembrei de Descendentes, mas pela resenha vi que não tem nada haver. Eu gosto de contos de fadas, releituras e tudo que remete a princesas e felizes para sempre, por isso, esse livro me chamou bastante atenção, vou anotar o nome e procurar quando estiver livre, parece ser uma ótima leitura para passar o tempo e relaxar.
ResponderExcluirBeijos
Não conheço o Descendentes. Espero que leia e goste.
ExcluirNão conhecia o livro e lendo a sinopse fiquei com vontade de ler, porém o bom das resenhas é que podemos perceber quando o livro não é pra gente, e vendo sua resenha percebi que iria me decepcionar com a leitura. Mas vou anotar para dar de presente para alguma adolescente, porque parece interessante pra essa faixa etária.
ResponderExcluirBeijos
Parece mesmo :D
ExcluirNÓS NÃO CONHECIA ESSE LIVRO,MAIS ACHAMOS BASTANTE INTERESSANTE A HISTÓRIA.GOSTAMOS DE LIVROS NARRADOS EM PRIMEIRA PESSOA(PRA NÓS,LIVROS ASSIM É MUITO MAIS LEGAL DE SER HAHA)
ResponderExcluirGosto bastante dos livros em primeira pessoa também
ExcluirParabéns pela resenha e pela sinceridade que expôs em cada frase.
ResponderExcluirEu não sou fã da leitura, então esse livro não encheu meus olhos. Mas como você ressaltou que ele é bom para quem não tem o hábito da leitura, vou procura-lo!
Tomara que leia e goste.
ExcluirTainan, adorei a resenha. Aliás, adoro suas resenhas pelo fato de falar o necessário, de forma que disperta muita curiosidade. Parabéns! Sobre o livro: falou em sereias e seres paranormais, já quero ler hahaha Achei bem interessante a história. Sobre a frase, não sei se estou viajando demais, mas será que tem haver com o fato das aulas serem ministradas por ex- vilões? O que não é muito esperado, né?! Beijos
ResponderExcluirNão tinha pensando nisso, mas é uma possibilidade. Muito obrigada pelo carinho.
ExcluirCaramba, parece bem legal! Me lembrou de uma HQ, ela se chama Fábulas é da Vertigo, acho que você vai amar <3
ResponderExcluirA frase da capa realmente é bem chamativa, eu também ficaria procurando uma conexão no enredo.
Bjos
Não conheço a HQ, vou procurar.
ExcluirOiii Tainan,
ResponderExcluirApesar de parecer infantil, aparentemente gostei da história, sem contar que a caba me chamou muita atenção. Me lembrou bastante os filmes da disney rsrs, seria legal se virasse filme tbm.
bjs
A capa é linda mesmo.
ExcluirAdorei a resenha, nao conhecia esse livro. Adoro esses blogs que vem com resenha, conhecemos livros super legais e tiramos a duvida de alguns que queremos comprar né?
ResponderExcluirParece uma escola de nao deixar ser vilão sabe ? kkk mas parece legal. Não sei se seria um livro que eu colocaria para minha lista de livros que preciso ler. Vou mostrar sua resenha para minha irmã mais nova, ela tem 11 anos acho que ela vai gostar da historia desse livro (: Ela adora essas coisas de vilões
Acho que sua irmã vai gostar muito :D
ExcluirO único livro que li escrito pela Jen Calonita foi Winter White e é bem legal. Não conhecia este livro e amei conhecer. Esses pergaminhos que tem no livro é algo bem diferente né? Eu adorei a ideia e queria ver fotos para ver como são. Livros com linguagem fluida me ganham, gosto assim!
ResponderExcluirBeijocas!
Achei bem criativo também
ExcluirBabe, uma das minhas metas deste ano é começar a ler mais livros. Na verdade, até já comecei a colocar em prática e com certeza colocarei esse livro na lista. Eu adoro histórias sobre vilões e princesas e me interessei.
ResponderExcluirBeijos ✨
supimpagirl.com.br
Espero que leia e goste. Boa sorte na sua meta.
ExcluirOi
ResponderExcluireu curti a leitura, achei bem leve e tó até curiosa para saber a história do segundo livro, as vezes é bom ler livro assim.
http://momentocrivelli.blogspot.com.br/
Também queria o segundo livro :D
Excluir